3,5 Polegadas
11 Sep 2014 - Ricardo PereiraSaíram os novos iPhone 6 / iPhone 6 Plus e com eles terminaram com o lema “one size fits all”. Neste artigo quero-me dedicar à usabilidade tendo em conta o tamanho do ecrã de um smartphone.
Durante o passar dos anos tive vários smartphones desde iPhone 3G, iPhone 3GS, Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy Nexus e por último iPhone 4S, e posso afirmar que de todos eles o mais rentável a nível de experiência e durabilidade é sem dúvida o iPhone 4S.
Polegadas >= 4,0
Dos dois anos em que fui utilizador do Samsung Galaxy Nexus, os seus 4,65 polegadas de ecrã nunca me agradaram por mais que me conformasse com a qualidade do Super AMOLED de 16 milhões de cores (1280x720 pixels, ~316 ppi pixel density).
Nunca conseguia alcançar o topo do ecrã com apenas uma mão sem alguma ginástica que por vezes causavam danos por quedas.
Não sou o único com preocupações:
“Maybe if we add a hardware back button to the bottom where it's always easier to reach…”
— Jared Sinclair (@jaredsinclair) September 2, 2014
Principais casos onde utilizo um smartphone com apenas uma mão:
- Quando estou a comer o pequeno almoço.
- Quando estou a cozinhar.
- Quando estou a andar de bicicleta.
Sei que para fumadores também se trata de uma dificuldade!
Polegadas < 4,0
No caso do iPhone, os principais casos onde é necessário alcançar o topo do ecrã:
- Abrir a barra de notificações.
- Duplo toque na barra de estado para posicionar o scroll para o início da vista.
- Refrescar uma página no Safari.
- Aceder às opções da barra de navegação.
Todos estes casos não são problema para um iPhone 4/4S onde o ecrã é de 3,5 polegadas (960x640 pixels, ~326 ppi pixel density) é acessível ao polegar em qualquer ponto. O ecrã retina é suficiente, produz um grande detalhe em todos os aspectos, principalmente no texto tornando-se super-nítido.
Soluções
A Apple sempre foi apologista de um ecrã acessível ao utilizador e aos poucos foi distorcendo tudo aquilo que afirmava. Lembram-se desta pub?
Double-tap Touch ID
Com os novos iPhones com ecrãs de 4,7 polegadas e de 5,5 polegadas, a Apple decidiu introduzir uma solução para o acesso ao topo da vista: duplo toque no Touch ID.
Não vou condenar este método porque ainda não o experienciei e até considero inteligente a forma como resolveram o problema.
Sleep/Wake Button
Também com os novos iPhones, decidiram colocar o botão de ligar/desligar o ecrã do lado direito. Nada contra a esta opção… tinha que ser.
Slide View
Este foi um método introduzido no iOS 7 e é bastante eficaz na navegação das vistas de forma a “esquecer” o Back button
mas isto não resolve todos os problemas da barra de navegação porque na maioria das aplicações existem várias opções no topo.
Conclusão
A Apple conseguiu solucionar os problemas de usabilidade de ecrãs superiores a 4,0 polegadas mas não resolve o tamanho do bolso de cada um.
No meu caso, não preciso de um ecrã maior e o que me deixa mais frustrado é saber que o último iPhone que irei usar com o tamanho ideal é o 4S.
Still prefer the 5S form factor.
But 6 isn’t quite as horrible. Almost identical to the current Nexus.
Oh well. Goodbye small iPhones.
— Jonathan Wight (@schwa) September 11, 2014
Abraço,