3,5 Polegadas


Saíram os novos iPhone 6 / iPhone 6 Plus e com eles terminaram com o lema “one size fits all”. Neste artigo quero-me dedicar à usabilidade tendo em conta o tamanho do ecrã de um smartphone.


Durante o passar dos anos tive vários smartphones desde iPhone 3G, iPhone 3GS, Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy Nexus e por último iPhone 4S, e posso afirmar que de todos eles o mais rentável a nível de experiência e durabilidade é sem dúvida o iPhone 4S.

Gestor de comentários


Polegadas >= 4,0

Dos dois anos em que fui utilizador do Samsung Galaxy Nexus, os seus 4,65 polegadas de ecrã nunca me agradaram por mais que me conformasse com a qualidade do Super AMOLED de 16 milhões de cores (1280x720 pixels, ~316 ppi pixel density).

Nunca conseguia alcançar o topo do ecrã com apenas uma mão sem alguma ginástica que por vezes causavam danos por quedas.

Não sou o único com preocupações:


Principais casos onde utilizo um smartphone com apenas uma mão:

Sei que para fumadores também se trata de uma dificuldade!


Polegadas < 4,0

No caso do iPhone, os principais casos onde é necessário alcançar o topo do ecrã:

Todos estes casos não são problema para um iPhone 4/4S onde o ecrã é de 3,5 polegadas (960x640 pixels, ~326 ppi pixel density) é acessível ao polegar em qualquer ponto. O ecrã retina é suficiente, produz um grande detalhe em todos os aspectos, principalmente no texto tornando-se super-nítido.

Gestor de comentários Gestor de comentários

Gestor de comentários Gestor de comentários


Soluções

A Apple sempre foi apologista de um ecrã acessível ao utilizador e aos poucos foi distorcendo tudo aquilo que afirmava. Lembram-se desta pub?


Double-tap Touch ID

Com os novos iPhones com ecrãs de 4,7 polegadas e de 5,5 polegadas, a Apple decidiu introduzir uma solução para o acesso ao topo da vista: duplo toque no Touch ID.

Gestor de comentários

Não vou condenar este método porque ainda não o experienciei e até considero inteligente a forma como resolveram o problema.


Sleep/Wake Button

Também com os novos iPhones, decidiram colocar o botão de ligar/desligar o ecrã do lado direito. Nada contra a esta opção… tinha que ser.


Gestor de comentários


Slide View

Este foi um método introduzido no iOS 7 e é bastante eficaz na navegação das vistas de forma a “esquecer” o Back button mas isto não resolve todos os problemas da barra de navegação porque na maioria das aplicações existem várias opções no topo.


Gestor de comentários


Conclusão

A Apple conseguiu solucionar os problemas de usabilidade de ecrãs superiores a 4,0 polegadas mas não resolve o tamanho do bolso de cada um.

No meu caso, não preciso de um ecrã maior e o que me deixa mais frustrado é saber que o último iPhone que irei usar com o tamanho ideal é o 4S.

Abraço,

Ricardo Pereira



Comments

comments powered by Disqus